CERTIFICAÇÕES

NP EN ISO 9001:2015 | Sistema de Gestão da Qualidade e
NP ISO/IEC 27001:2013 | Sistema de Gestão da Segurança da Informação

A BTOC congratula-se pela certificação nas normas NP EN ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade e NP ISO/IEC 27001:2013 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação.

Pedro Castaño (PARTNER | Soluções Qualidade); na condição do Consultor responsável pelo apoio à BTOC nas certificações, analisa os processos concluindo que a BTOC reforça a sua capacidade quer da entrega dos seus serviços de acordo com os requisitos dos seus clientes, quer a segurança de informação que estes lhe confiam, o que representa um claro reforço do compromisso que tem para com os seus clientes que é o de lhes acrescentar valor.

PORQUÊ CERTIFICAR?

As principais vantagens de um sistema de gestão da qualidade são:

  • Otimização dos processos de trabalho pela definição concreta das responsabilidades e tarefas de cada colaborador;
  • Redução de custos, pela diminuição de desperdícios, rejeições e reclamações;
  • Aumento da competitividade e credibilidade perante o mercado, tanto ao nível nacional como internacional;
  • Maior foco no Cliente e melhores níveis de satisfação;
  • Implementação de uma cultura de melhoria contínua.

As principais vantagens de um sistema de gestão da segurança de informação são:

  • Redução de custos por via da redução de incidentes
  • Cumprimento de leis e regulamentos, nomeadamente o RGPD
  • Redução do risco de incidentes de segurança

Alcançar a certificação de um Sistema Integrado de Gestão pelos requisitos das normas implica sempre que uma organização se predisponha a olhar para si própria, refletindo mais profundamente sobre o que se pode melhorar e como reforçar o que já se faz bem.

É, portanto, um processo que exige muito de todos, porque representa um esforço suplementar às tarefas diárias e regulares. Temos que realçar o papel da Diana Leite (CONSULTORA | Qualidade BTOC | diana.leite@btoc.com.pt ) neste processo. Ela veio “importunar” a normalidade do dia-a-dia solicitando constantemente tempo e atenção a quem não o tem. Sem a sua persistência e empenho não teríamos conseguido. Mas também não teria sido possível sem a resposta de toda a equipa.

A Soluções Qualidade teve a honra de poder aplicar as suas metodologias de implementação de sistemas de gestão e de trabalhar a par dos colegas da DRC que implementaram os requisitos do sistema de gestão da segurança de informação.
Acreditamos que os sistemas de gestão só são robustos quando toda a organização participa na sua conceção e implementação.

Damos muita importância à formação quer na perspetiva da aquisição de conhecimentos específicos sobre os requisitos das normas, quer pela aprendizagem de como se aplicam esses conhecimentos na realidade de cada organização.

Na nossa perspetiva a formação foi determinante em várias fazes. Permitiu perceber quando a mensagem era passada, quando as dificuldades do dia-a-dia se sobrepunham à mensagem. Permitiu momento de reflexão sobre o que é ser da BTOC, o que é a BTOC hoje e o que quer ser no futuro. De fato na Soluções Qualidade acreditamos os momentos formativos garantem um espaço aberto à discussão em grupos transversais de pessoas que não trabalhando nas mesmas equipas acabem por ter perceções diferentes do todo organizacional.

A forte aposta na formação foi um dos fatores chave de sucesso neste processo. A nova estrutura de direção é já um ganho de todo o processo.

Pedro Castaño

PARTNER | Soluções Qualidade